Iniciar
A Região da Cova da Beira é constituída por 3 municípios: Belmonte, Covilhã e Fundão.

O município de Belmonte desenvolveu, nos últimos anos um conjunto de projetos, que vão ao encontro da consolidação do turismo cultural e histórico, constituindo-se, hoje, uma atividade de primordial importância na economia local, tendo em conta que a economia tradicional assenta na agricultura e na indústria de confeções. É uma cidade de uma riqueza memorável e cultural, no seu vasto património histórico, na beleza das suas paisagens e nos testemunhos arqueológicos que os nossos antepassados nos deixaram. Toda esta riqueza patrimonial, histórica e cultural tem contribuído para que nos últimos anos o turismo cultural desta cidade tenha aumentado consideravelmente, constituindo-se cada vez mais, como um fator de riqueza e progresso.

A Covilhã é uma cidade acolhedora do centro de Portugal, que alia uma história milenar a um dinamismo social, repleto de contemporaneidade e futuro.
É neste sentido que esta urbe dinâmica e universitária, possuidora de uma forte vida económica e social, vitalidade cultural e desportiva, procura oferecer a quem a visita um vasto conjunto de equipamentos desportivos e socioculturais, hotelaria, infraestruturas de saúde, para além das conceituadas e reconhecidas envolventes ambientais e humanas. Localizada na base da Serra da Estrela, geograficamente, a Covilhã estende-se ao longo das encostas da Serra da Estrela e nos verdejantes vales adjacentes da Cova da Beira, serpenteados pelo rio Zêzere e seus afluentes. Está situada no centro do País, o que lhe confere desde logo uma posição de destaque no eixo de desenvolvimento marcado pelos três polos mais importantes da região: Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

A cidade do Fundão é um centro local importante de comércio, serviços e indústria. O concelho compreende parte das terras mais férteis da região, o grande vale da Cova da Beira, onde passa o Rio Zêzere e as suas numerosas ribeiras afluentes. São feitas grandes produções de cerejas e ginjas, pêssegos, azeite e vinho. Existem minas de volfrâmio, de chumbo e estanho.
Próxima secção
Mapa
Próxima secção
Locais a visitar Primeiro dia
Próxima secção
1
Lagar de Maçainhas
Esconder
Mostrar
O Lagar de Maçainhas é um espaço de formação, onde é possível verificar “in loco” como se produzia o azeite, numa época ainda não tão longínqua.
O visitante pode verificar como a tecnologia mudou tanto, alterando sistemas e processos de fabrico e sobretudo níveis de qualificação do produto final. Este lagar inseria-se num sistema de produção engenhoso, associado a uma levada, retirada do rio,
e que permitia que aqui se tivessem instalado o Lagar e um pequeno Moinho de Rodízio. Com o passar dos anos o rio foi perdendo água e foi necessário montar um sistema elétrico com motores e com correias de transmissão, de modo a criar condições para a movimentação das fortes mós de trituração.
Sito em Maçainhas, 6250 Belmonte
Web: www.cm-belmonte.pt
E-mail: cmbelmonte@mail.telepac.pt
Tel.: 275 910 010
Mediante marcação
Coordenadas de GPS: 40º23'28.13"N, 7º17'54.16"W
Próxima secção
2
Museu dos Descobrimentos
Esconder
Mostrar
Trata-se do primeiro museu sobre a epopeia dos descobrimentos portugueses no qual se pretende uma abordagem pedagógica, interpretativa e multimédia sobre os feitos dos navegadores de quinhentos, em especial a viagem de Pedro Álvares Cabral e a descoberta do Brasil. Permite conhecer e explorar de uma forma inovadora uma história com mais de 500 anos que une Portugal e o Brasil. No mais amplo espaço sobre esta temática até hoje pensado, em Portugal, é abordada também a chegada ao Brasil e os primeiros contactos entre
portugueses e índios, a construção territorial do Brasil, os movimentos migratórios, a escravatura, para além dos principais produtos do Brasil contemporâneo chegada ao Brasil e os primeiros contactos entre portugueses e índios, a construção territorial do Brasil, os movimentos migratórios, a escravatura, para além dos principais produtos do Brasil contemporâneo e a musicalidade. O Museu dos Descobrimentos em Belmonte recebeu o Prémio de Inovação e Criatividade atribuída pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Rua Pedro Álvares Cabral
6250-088 Belmonte
Web: www.cm-belmonte.pt
E-mail: empds.belmonte@gmail.com
Tel.: 275 088 698
Coordenadas de GPS: 40º21'28.56"N, 7º21'5.76"W

HORÁRIO
inverno: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
verão: 9h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Próxima secção
3
Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues
Esconder
Mostrar
Este centro denomina-se “Centro de Estudos Judaicos Adriano Vasco Rodrigues”, em reconhecimento do mérito deste educador e investigador português, sendo o primeiro Museu Judaico de Portugal. O museu pretende ser um singular espaço pedagógico-didáctico sobre o judaísmo e a cultura do povo judeu, cumprindo uma missão educativa. Ilustra a história dos judeus portugueses e as suas vicissitudes históricas, a sua integração na sociedade portuguesa e o seu
contributo na cultura, arte, literatura, comércio e ofícios, e ainda a cultura e religião dos judeus, os seus rituais e costumes, na sinagoga e em casa. Concretiza-se um projeto de musealização com mais de uma centena de peças originais, para além de outras, da Idade Média e entre os séculos XV e XX, peças genuínas que foram utilizadas por judeus, cristãos-novos e seus descendentes, nos seus atos religiosos, na sua vida quotidiana e nas suas profissões.
Rua da Portela, nº 4
6250-088 Belmonte
Web: www.cm-belmonte.pt
E-mail: empds.belmonte@gmail.com
Tel. 275 088 698
Coordenadas de GPS: 40º21'29.97"N, 7º21'1.40"W

HORÁRIO
inverno: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30
verão: 9h30 – 2h30 | 14h00 – 18h00
Encerra à segunda-feira, 1 de maio, 25 de dezembro
e 1 de janeiro
Próxima secção
4
Varandas do Zêzere
Esconder
Mostrar
As Varandas do Zêzere, zona envolvente aos Paços do Concelho de Belmonte, permite ao visitante passear em magníficas zonas de circulação pedonal e viárias, possuidoras de elementos de atração e lazer e espaços verdes belíssimos, que fazem o enquadramento desta zona com os vários equipamentos municipais existentes, como são o
caso do Ecomuseu do Zêzere (Tulhas dos Cabrais), o Museu do Azeite (Lagar Municipal), o Edifício dos Paços do Concelho e o Centro de Interpretação dos Descobrimentos (Museu dos Descobrimentos) instalado no Solar dos Cabrais. É um ponto privilegiado de observação do espaço natural que é o Vale do Zêzere e a magnífica Serra da Estrela.
Rua Pedro Álvares Cabral
6250-088 Belmonte
Web: www.cm-belmonte.pt
E-mail: empds.belmonte@gmail.com
Tel.: 275 088 698
Acesso livre
Coordenadas de GPS: 40º21'28.56"N, 7º21'5.76"W
Próxima secção
5
Jardim Botânico de Montanha
Esconder
Mostrar
O Jardim Botânico de Montanha encontra-se inserido no Parque Alexandre Aibéo, estendendo-se por uma imensa área de magnífica beleza natural, reunindo uma vasta diversidade de espécies da flora característica da Serra da Estrela, bem como das zonas montanhosas do Sul e Centro da Europa e do Norte de África. Através de percursos pedonais devidamente identificados podem-se apreciar mais
de 90 espécies diferentes de árvores, plantas e arbustos, como carvalhos, azinheiras, sobreiros, freixos, ulmeiros, árvores de fruto, faias, ginkgo, cedros, abetos, teixos, giestas e sequoias. Este espaço pedagógico e de lazer contempla ainda infraestruturas de apoio tais como: receção, sanitários, bar e esplanada panorâmica.
Jardim Botânico de Montanha, Parque Alexandre Aibéo
Rua Montes Hermínios 6200-370 Covilhã
Web: www.cm-covilha.pt
E-mail: info@cm-covilha.pt
Tel.: 275 330 600
Coordenadas de GPS: 40°16'53.82"N, 7°30'32.62"W

HORÁRIO
Todos os dias da semana, 10h00 – 22h00
Próxima secção
6
Largo das Portas do Sol
Esconder
Mostrar
O Largo das Portas do Sol localizado na zona histórica da cidade tem um miradouro que permite aos visitantes ficar num plano elevado, realizado sobre uma estrutura leve que se encontra protegida pela muralha existente podendo-se contemplar a vista fantástica sobre toda a cidade da Covilhã. Pode ainda apreciar um admirável relógio de sol no largo.
Largo das Portas do Sol - Relógio de Sol
Rua Portas do Sol | Centro Histórico da Covilhã
6200-167 Covilhã
Web: www.cm-covilha.pt
E-mail: info@cm-covilha.pt
Tel.: 275 330 600
Acesso livre
Coordenadas GPS: 40°16'45.34"N 7°30'15.81"W
Próxima secção
Segundo dia
Próxima secção
6
Parque Florestal
Esconder
Mostrar
O Parque Florestal, localizado na encosta da Serra da Estrela, conta com uma zona de lazer com equipamento e mobiliário urbano em madeira, campo de jogos, parque infantil, anfiteatro, coreto, áreas de merendas com quiosque, bar, sanitários, bebedouros e ecoponto.
As espécies arbóreas ali existentes foram preservadas, permitindo a criação de belos percursos pedonais de fácil acesso ao parque, com calçadas de granito e um encantador miradouro, que permite ao visitante apreciar uma bela paisagem.
EN 339 (Estrada de acesso às Penhas da Saúde)
6200 Covilhã
Web: www.cm-covilha.pt
E-mail: info@cm-covilha.pt
Tel.: 275 330 600
Acesso livre
Coordenadas GPS: 40°16'56.03"N, 7°31'27.59"W
Próxima secção
9
Elevador da Goldra
Esconder
Mostrar
Com um desnível de 25 metros, o elevador faz a união entre uma das zonas nobres da cidade, junto à biblioteca central da Universidade da Beira Interior, e o topo superior do parque da Goldra. Em cada viagem, 11 pessoas (capacidade máxima) têm a oportunidade de apreciar a paisagem deslumbrante de todo o vale da Goldra, com espaços ajardinados e
lagos artificiais, além de uma vista privilegiada sobre a encosta noroeste da montanha. Este ascensor elétrico não necessita de condutor, fazendo um trajeto de 56 metros de forma suave, segura, confortável e com bons resultados ao nível da poupança energética.
Rua Marquês d’Ávila e Bolama
Parque da Goldra, Covilhã
Web: www.cm-covilha.pt
E-mail: info@cm-covilha.pt
Tel.: 275 330 600
Coordenadas GPS: 40º16'40.55"N, 7º30'24.61"W

HORÁRIO
1 maio a 31 outubro: 7h00 – 23h00
1 novembro a 30 abril: 8h00 – 21h00
Próxima secção
10
Moagem do Centeio - Centro de Interpretação
Esconder
Mostrar
Aquando das profundas alterações efetuadas no edificado da antiga moagem do Fundão, foi preservada uma das suas componentes técnicas mais singulares: o encadeamento do processo de transformação do cereal em farinha conhecido por sistema austro-húngaro, difundido na Europa em finais do século XIX e que se aplicou no Fundão nos anos 20 do século passado.
Desenvolvendo-se em três pisos integrados no referido edificado, permite ao visitante percorrer de forma sucinta a evolução cronológica das componentes arquitetónicas e tecnológicas da antiga moageira, até à data do seu encerramento e constitui um importante testemunho da arqueologia industrial, preservação de um património técnico, económico e social da história da cidade e da região.
Edifício A Moagem
Largo da Estação, 6230-311 Fundão
Web: www.cm-fundao.pt
E-mail: geral@cm-fundao.pt
Tel.: 275 773 032
Coordenadas GPS: 40º8'23.03"N, 7º29'55.71"W

HORÁRIO
terça a domingo: 14h30 – 17h30
Próxima secção
11
Parque Verde Urbano
Esconder
Mostrar
Este admirável parque veio dotar a cidade do Fundão de espaços verdes de excelência, destinados à prática desportiva e ao lazer, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus residentes e visitantes. Com uma localização central, e de fácil fruição por se encontrar em zona essencialmente residencial e próxima de equipamentos de
referência (como é o caso da piscina municipal (coberta), do pavilhão desportivo municipal, do campo de jogos, e do parque do convento) este parque encontra-se dotado de um conjunto de equipamentos especialmente vocacionados para a prática de desportos radicais e de desportos de natureza.
Rua Urbanização – Sítio do Vale
Web: www.cm-fundao.pt
E-mail: geral@cm-fundao.pt
Tel.: 275 779 060
Acesso livre
Coordenadas GPS: 40º8'35.17"N, 7º30'54.00"W
Próxima secção
12
Aldeia de Janeiro de Cima
Esconder
Mostrar
Janeiro de Cima é uma das 27 aldeias que animam a “Rede de Aldeias do Xisto” e é na fronteira com o Rio Zêzere que se desenvolve ao longo dos tempos, ou não seria sua principal característica arquitetónica a alvenaria em pedra de xisto salpicada por seixos rolados provenientes das suas margens. A partir da Igreja Velha partem ruas estreitas, que se vão emaranhando em quelhas e muitas desembocam em maravilhosos pátios floridos.
Ali as tradições e a arte dos ofícios, tais como por exemplo a Casa das Tecedeiras e o seu linho e outras tantas a desvendar na gastronomia e arte de bem acomodar. Rodeado pela montanha e pela beleza da aldeia, o visitante tem incontáveis oportunidades de lazer e fruição do local, sistematicamente dinamizadas em percursos e rotas, animação cultural e etnográfica, sempre numa perspetiva de respeito e preservação pelo meio ambiente em que se insere, numa verdadeira linha de conservação do que é genuíno.
Janeiro de Cima
Web: www.aldeiasdoxisto.pt
E-mail: geral@cm-fundao.pt
Junta de Freguesia de Janeiro de Cima
Tel.: 272 074 284
ADXTUR (Centro dinamizador das Aldeias de Xisto)
Tel.: 275 647 700
Coordenadas GPS: 40°04'05.42"N, 7°48'02.18"W
Próxima secção
13
Aldeia de Castelo Novo
Esconder
Mostrar
Castelo Novo é uma das 12 “Aldeias Históricas de Portugal”, acolhida em plena Serra da Gardunha. Numa paisagem em anfiteatro natural, esta aldeia oferece uma beleza mística e envolvente, despertando a curiosidade de qualquer um.
O visitante pode palmilhar as ruas e deixar-se envolver pelo interessante património arquitetónico, até chegar ao alto do seu castelo, possuidor de uma herança templária, que há mais
de 800 anos se vislumbra, de uma paisagem arrebatadora, que agora é potencializada pelo existência de um miradouro virtual. Mas a visita não se esgota nesta súmula, podendo usufruir da boa gastronomia, confortável alojamento, rotas e percursos temáticos, onde, facilmente se regressa, pois a sua riqueza patrimonial não se confina a um único momento.
Castelo Novo
Web: www.aldeiashistoricasdeportugal.com
E-mail: geral@cm-fundao.pt
Junta de freguesia de Castelo Novo
Tel.: 275 567 878
Posto de Turismo de Castelo Novo
Tel.: 275 561 501
Coordenadas GPS: 40.078662,-7.496588
Próxima secção
Outros Projectos Mais Centro
Na sub-região da Cova da Beira, o Programa Mais Centro apoiou, até ao momento (dezembro de 2013), 194 projetos, que correspondem a um investimento total de cerca de 76 milhões, com uma comparticipação comunitária de cerca de 50 milhões de euros. A maioria dos projetos (74) diz respeito a incentivos a micro e pequenas empresas.
Os projetos de regeneração urbana (40), de promoção e capacitação institucional (13) e de valorização e qualificação ambiental (11) foram outras das principais apostas de investimento da Cova da Beira.
Gimnodesportivo de Caria
Gimnodesportivo de Caria
Requalificação Urbanística do Sítio do Vale
Requalificação Urbanística do Sítio do Vale
Conservação do Pavimento da E.N. 18
Conservação do Pavimento da E.N. 18
Recuperação Casa da Torre
Recuperação Casa da Torre
Centro Multifunções de Cantar Galo
Centro Multifunções de Cantar Galo
Requalificação da Alameda Europa - 2ª Fase
Requalificação da Alameda Europa - 2ª Fase
8. Polidesportivo da Coutada
Polidesportivo da Coutada
Centro Social Nossa Senhora de Fátima
Centro Social Nossa Senhora de Fátima
Largo do Calvário, variante das Tílias e Parque da Cidade
Largo do Calvário, variante das Tílias e Parque da Cidade
Fundão
Beneficiação das Estradas entre a Barroca e o Limite do Concelho
Beneficiação das Estradas entre a Barroca e o Limite do Concelho
FBA.