Iniciar
O Pinhal Interior Norte, no Centro do Centro, é um território acidentado, com magníficas paisagens a apreciar calmamente. As recentes e modernas unidades hoteleiras que aqui se encontram, podem ser uma boa opção para ficar e conhecer a região.

Este território oferece produtos tradicionais de qualidade superior e variados pratos típicos e outras tantas iguarias. Destaca-se o queijo Serra da Estrela, o queijo do Rabaçal, o mel da Serra da Lousã, chanfana, cabrito, enchidos, chícharo, castanha, nozes, azeite, pão-de-ló e os licores. São muitos os saberes e os sabores.

O ambiente natural e a genuína paisagem, com inúmeros percursos e trilhos, permitem agradáveis passeios a pé e saudáveis caminhadas. Também a caça, a pesca desportiva e os desportos de natureza, como a escalada, montanhismo, as descidas de rio, são pontos fortes desta região. As várias e belas praias fluviais permitem excelentes momentos de lazer e o reconfortante contato com a natureza.
As aldeias tradicionais, de casas feitas em xisto, entre serras de vegetação frondosa e de beleza inebriante, escondem histórias e lendas que o tempo não apaga. Parecem presépios onde o tempo corre devagar e apetece partilhar das artes e tradições dos seus habitantes. Nas várias Aldeias do Xisto, as ruas, as varandas e o silêncio, proporcionam fortes momentos contemplativos ao visitante. Nas "Lojas da Aldeia", descobrem-se os hábitos e costumes locais e há sempre uma recordação da rede das Aldeias do Xisto, do Pinhal Interior Norte.

A autoestrada A13, IC8, IC6, EN 342 e a EN 17 permitem aceder a este território, com cerca de 2.600km2 e 132 000 habitantes, composto por 14 municípios: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.
Próxima secção
Mapa
Próxima secção
Locais a visitar Primeiro dia
Próxima secção
1
Centro Histórico do Espinhal
Esconder
Mostrar
A vila do Espinhal é uma freguesia, localizada a meio caminho entre a sede de concelho (Penela) e Miranda do Corvo. O centro histórico do Espinhal foi objeto de uma intervenção recente e transformou-se numa vila ainda mais aprazível, de excelência para turistas, com a criação de espaços verdes e lugares de estacionamento.
Poderá visitar inúmeras casas senhoriais, igrejas, cruzeiros e fontes, bem como aldeias serranas, moinhos e azenhas de água, além do património natural assente nas paisagens deslumbrantes de Ferraria de S. João (Aldeia do Xisto), cascata da Pedra da Ferida ou praia fluvial da Louçainha (bandeira azul e praia acessível).
Vila do Espinhal
Posto de Turismo de Penela
Tel. 239 561 132
www.cm-penela.pt
Coordenadas GPS: 40.012759,-8.349215
Próxima secção
2
Parque Verde do Rio Nabão
Esconder
Mostrar
No coração do maciço da Serra de Sicó, o parque Verde do rio Nabão, em Ansião, constitui o novo cartão de visita do concelho. O visitante pode usufruir de um renovado espaço aprazível, que contempla circuitos de manutenção, parque infantil, zona de merendas, percurso pedestre e ciclovia de 3 km à beira-rio, que une os Olhos de Água (nascente
do rio Nabão) à ligação ao IC8 e que se pode percorrer com uma bicicleta de uso partilhado (E-Ginga). Partir à descoberta do património religioso, dos moinhos de vento ou do Complexo Monumental Santiago da Guarda (vila tardo-Romana dos séculos IV e V, descoberta em 2002) são outras opções a contemplar.
Parque Verde do Rio Nabão
Posto de Turismo de Ansião
Tel. 236 670 206
www.descubra-ansiao.com
Coordenadas GPS: 39.918657,-8.427114
Próxima secção
3
Parque Municipal Multiusos da Avanteira
Esconder
Mostrar
O Parque Municipal da Avanteira é uma infraestrutura desportiva e de lazer, na margem esquerda do rio Nabão, junto à igreja da Avanteira, na freguesia de Pelmá (Alvaiázere). Após obras de requalificação, os amantes da Natureza podem agora organizar um convívio em família, ao ar livre, aproveitando a sombra das grandes árvores que ali repousam.
Na outra margem, no cimo de um monte, pode avistar-se o Moinho da Avanteira, de onde se disfruta de uma panorâmica do parque e das localidades vizinhas. Este local pode ainda servir de ponto de partida para um passeio pedestre pelas Terras de Sicó, que com certeza vai abrir o apetite dos visitantes para um dos muitos pratos, confecionados à base de chícharo e azeite.
Parque Municipal Multiusos da Avanteira
Posto de Turismo de Alvaiázere
Tel. 91 569 87 22
www.cm-alvaiazere.pt
Coordenadas GPS: 39.750226,-8.448143
Próxima secção
4
Museu Municipal / Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos
Esconder
Mostrar
O novíssimo Museu Municipal de Figueiró dos Vinhos é um espaço de cariz cultural, que retrata os usos e costumes, os acontecimentos marcantes, as memórias e o passado de um concelho com 800 anos de história. Este museu pretende ser um veículo de divulgação da vida e obra de José Malhoa e Manuel Henrique Pinto, dois dos mais representativos
pintores naturalistas, premiados em Portugal e no estrangeiro. Além de uma visita ao Casulo de Malhoa, aconselhamos vivamente uma visita ao Casal de S. Simão, Aldeia do Xisto de beleza ímpar. Desça depois às Fragas de S. Simão e sinta a doce frescura de uma das mais belas praias fluviais do Pinhal Interior Norte.
Museu Municipal
Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos
Tel. 236 552 178
www.cm-figueirodosvinhos.pt
Coordenadas GPS: 39.903909,-8.273821
Próxima secção
5
Casa Municipal da Cultura Pedrógão Grande
Esconder
Mostrar
A Casa Municipal da Cultura fica situada no centro histórico de Pedrógão Grande. Um espaço criado para albergar a programação cultural do concelho, com 170 lugares, que oferece condições para espetáculos de teatro, cinema e música ao vivo. Antes de assistir a um concerto, aproveite para conhecer a vila, repleta de histórias e lendas.
Embrenhe-se na Natureza, siga os muitos percursos demarcados e no miradouro do Penedo do Granada, local de inspiração de um poema de Luís de Camões, descubra a ponte filipina e a foz da Ribeira de Pera. Em dias de sol aproveite para se refrescar e mergulhe nas águas da Barragem do Cabril ou da praia fluvial do Mosteiro (Aldeia do Xisto).
Casa Municipal da Cultura
Centro de Interpretação Turística de Pedrógão Grande
Tel. 96 667 16 63
www.cm-pedrogaogrande.pt
Coordenadas GPS: 39.918011,-8.147038
Próxima secção
6
Jardim de Infância de Castanheira de Pera
Esconder
Mostrar
Parta à descoberta de Castanheira de Pera onde, para além de poder beneficiar de ondas a 80 km do mar, na praia das Rocas, tem hipótese de visitar a única fábrica do país que produz o Barrete do Campino, de cor verde, e o Barrete do Pescador e do Trabalhador Rural, de cor preta. No âmbito da renovação e modernização das infra estruturas escolares, visite o novíssimo Jardim de Infância da vila, de bela arquitetura contemporânea.
Suba a Serra pela renovada estrada do Ameal através de um percurso pitoresco, de elevada beleza paisagística, e pare no parque de merendas, onde pode beber água da fonte, límpida e fresca. Vá até ao Alto do Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã (1204 m), onde pode apreciar uma vista deslumbrante e visite o Sto. António da Neve com os seus "neveiros".
Posto de Turismo de Castanheira de Pera
Tel. 236 432 799
www.cm-castanheiradepera.pt
Coordenadas GPS: 40.009688,-8.206382
Próxima secção
6
Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra
Esconder
Mostrar
Depois da requalificação a que o rio Unhais foi sujeito, a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra constitui um verdadeiro postal ilustrado do centro da vila. Beneficia de águas límpidas e cristalinas, num concelho rico em recursos hídricos, que possui duas praias com "águas de ouro": Praia Fluvial de Pessegueiro e Praia Fluvial de Santa Luzia.
Aqui, é fácil antever a predisposição natural para a prática de desportos ligados à Natureza. Premiada por uma paisagem de montanha admirável e situada no coração do território das Aldeias do Xisto, Pampilhosa da Serra é um destino turístico excecional, para os amantes do BTT (possui um centro homologado) e do contato direto com a Natureza, através dos seus inúmeros percursos pedestres.
Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra
Posto de Turismo
Tel. 235 590 320
www.cm-pampilhosadaserra.pt
Coordenadas GPS: 40.047181,-7.947739
Próxima secção
Segundo dia
Próxima secção
9
Quinta da Paiva
Esconder
Mostrar
A Quinta da Paiva, alvo de uma recente intervenção urbanística, situa-se próxima da EN 17-1 e da EN 342, a alguns minutos do centro da vila de Miranda do Corvo. Este complexo turístico de grande beleza natural, onde várias espécies arbóreas e um pequeno curso de água emolduram o cenário, é constituído
por um parque desportivo, piscina ao ar livre, parque de merendas e parque infantil. A Quinta da Paiva está inserida junto ao Parque Biológico da Serra da Lousã, que contempla uma quinta pedagógica, um parque de vida selvagem, um labirinto de árvores de fruto.
Quinta da Paiva
Parque Biológico da Serra da Lousã
Tel. 239 538 444
www.quintadapaiva.pt
Coordenadas GPS: 40.081191,-8.332808
Próxima secção
10
Vila da Lousã
Esconder
Mostrar
Seguindo pela EN 342, que liga os concelhos de Miranda do Corvo e da Lousã, encontra o miradouro do arneiro, de onde se pode observar a vila e as encostas da Serra. À sua espera tem o centro histórico, com imponentes moradias nobres do séc. XVIII, de traçado fino em estilo barroco ou neoclássico, onde se destacam os brasões de família.
Propomos-lhe uma visita aos museus e património histórico de elevada riqueza, que funciona como porta de entrada da Rota das Aldeias do Xisto. Usufrua de um espaço onde a Natureza e a história se conjugam num excelente espaço de lazer, enraizado na Serra da Lousã: as Ermidas de Nossa Senhora da Piedade e o Castelo. Nos dias quentes de verão poderá refrescar-se nas límpidas águas das piscinas naturais, "entaladas" entre o Castelo e as Ermidas.
Posto de Turismo
Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Tel. 239 990 040
www.cm-lousa.pt
Coordenadas GPS: 40.10944,-8.246556
Próxima secção
11
Centro Urbano de Vila Nova de Poiares
Esconder
Mostrar
As serras do Carvalho, do Bidoeiro e do Soutelo servem de moldura ao concelho de Vila Nova de Poiares, atravessado pelas águas frescas dos rios Mondego, Alva e Ceira. O renovado centro urbano de Vila Nova de Poiares convida o visitante a percorrer os diversos templos religiosos, parques e jardins
e a apreciar alguns dos ex-libris da gastronomia poiarense, como a chanfana (Candidata às Sete Maravilhas da Gastronomia), o arroz de bucho ou os negalhos. Aproveite para percorrer as aldeias do concelho, onde se destacam as típicas casas alpendradas, com varandas de madeira.
Posto de Turismo de Vila Nova de Poiares
Tel. 239 422 760
www.cm-vilanovadepoiares.pt
Coordenadas GPS: 40.210917,-8.240626
Próxima secção
12
Casa Municipal da Cultura - Góis
Esconder
Mostrar
A Casa Municipal da Cultura fica situada no centro da vila de Góis, com mais de oito séculos de existência, enraizada no encantador Vale do Ceira. No local onde outrora funcionou a Associação Educativa e Recreativa, encontramos agora um magnífico equipamento social e cultural. Este espaço possui um auditório, com capacidade para 300 pessoas, capaz de assegurar a realização das mais diversas iniciativas culturais.
Ao visitante propomos um passeio pelas montanhas do Penedo de Góis, (1043m de altitude), palco privilegiado para a prática de atividades de natureza, desportos aventura e motorizados e da caça e pesca. As águas puras e cristalinas dos rios proporcionam praias fluviais de rara beleza. Se preferir revisitar outros tempos, propomos uma visita às Aldeias do Xisto do concelho: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena.
Casa da Cultura de Góis
Posto de Turismo de Góis
Tel. 235 770 113
www.cm-gois.pt
Coordenadas GPS: 40.156442,-8.109975
Próxima secção
13
Antiga Cerâmica Arganilense
Esconder
Mostrar
O edifício da Antiga Cerâmica Arganilense foi totalmente reconstruído, mantendo os principais elementos arquitetónicos (fornos, fachadas e tipo de cobertura), que caracterizavam a antiga fábrica da telha e do tijolo, que ali funcionou. Um espaço multifuncional, com piscina coberta, health club, auditório com 250 lugares, museu e área multiusos para organização de eventos.
Arganil convida a outras descobertas, por terras serranas e beirãs, onde a Fraga da Pena, em plena Mata da Margaraça (Serra do Açor), ou a aldeia histórica do Piódão merecem especial destaque, a par da excelente gastronomia (enchidos). Os rios Ceira e Alva contribuem para a existência de diversas praias fluviais, que deliciam quem por lá passa.
Antiga Cerâmica Arganilense
Posto de Turismo de Arganil
Tel. 235 200 137
www.cm-arganil.pt
Coordenadas GPS: 40.219925,-8.062474
Próxima secção
14
Centro Cultural de Tábua
Esconder
Mostrar
O Centro Cultural está situado junto ao largo da Capela Senhor dos Milagres (igreja barroca, de planta hexagonal, construída em meados do séc. XVIII), no coração da vila de Tábua. O moderno auditório, com capacidade para 300 pessoas, e os salões polivalentes vieram incrementar a atividade cultural do concelho.
O património cultural de Tábua inclui outros pontos de interesse turístico, como a praia fluvial do Alva (Mouronho), pequenas aldeias típicas de casas de granito, com varandas de madeira (Covas), ou velhos solares e palacetes (Midões). Não deixe de saborear o delicioso néctar que é o "Vinho do Dão", em cuja região demarcada se insere o concelho de Tábua.
Centro Cultural de Tábua
Posto de Turismo de Tábua
Tel. 235 413 990
www.cm-tabua.pt
Coordenadas GPS: 40.362207,-8.031666
Próxima secção
15
Casa dos Magistrados / Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital
Esconder
Mostrar
Conhecido como "A Casa dos Magistrados", o edifício que acolhe a atual Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital tem uma localização privilegiada, sendo um dos equipamentos culturais mais requisitados da cidade. Este é um espaço acolhedor, onde impera a luz natural, com área infanto-juvenil (ludoteca), área destinada à leitura,
acesso gratuito à internet e um auditório, como palco para variadas atividades. Tendo as montanhas por testemunha, às portas da Serra da Estrela, o visitante pode apreciar o famoso Queijo Serra da Estrela ou partir à procura dos diversos vestígios de ocupação humana, desde a pré-história (como a Anta da Arcainha) até ao domínio romano (como o fórum da Bobadela).
Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital
Tel. 238 692 376
www.cm-oliveiradohospital.pt
Coordenadas GPS: 40.361529,-7.86244

HORÁRIO
2ª a 6ª feira: 9h às 19h • sábados: 9h às 13h.
Encerra domingos e feriados
Próxima secção
Outros Projectos Mais Centro
Na sub-região do Pinhal Interior Norte, o Programa Mais Centro apoiou, até ao momento, 210 projetos, que correspondem a um investimento total de cerca de 134 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de cerca de 98 milhões de euros. Uma grande parte destes projetos (64) diz respeito a incentivos a micro e pequenas empresas. Os projetos de regeneração urbana (28), de requalificação da rede escolar (25), de valorização e qualificação ambiental (21) e mobilidade territorial (14) foram outras das principais apostas de investimento do Pinhal Interior Norte.
Parque Empresarial do Camporês
Parque Empresarial do Camporês
Ansião
Centro Escolar de Maçãs de Dona Maria
Centro Escolar de Maçãs de Dona Maria
Alvaiázere
Requalificação da ribeira de Piódão e zona envolvente
Requalificação da ribeira de Piódão e zona envolvente
Arganil
Estrada do Ameal (Serra da Lousã)
Estrada do Ameal (Serra da Lousã)
Castanheira de Pera
Retificação da Avenida Marçal Pires Teixeira
Retificação da Avenida Marçal Pires Teixeira
Figueiró dos Vinhos
Centro Escolar de Alvares
Centro Escolar de Alvares
Góis
Estrada Nacional 342
Estrada Nacional 342
Lousã
Casa das Artes
Casa das Artes
Miranda do Corvo
Requalificação Urbanística da Av. D. Manuel I e Av. Nova, em Ervedal da Beira
Requalificação Urbanística da Av. D. Manuel I e Av. Nova, em Ervedal da Beira
Oliveira do Hospital
EB1 e JI de Dornelas do Zêzere
EB1 e JI de Dornelas do Zêzere
Pampilhosa da Serra
Variante a Vila Facaia
Variante a Vila Facaia
Pedrógão Grande
Centro Educativo do Espinhal
Centro Educativo do Espinhal
Penela
Capela do Senhor dos Milagres e Jardim 'Sarah Beirão'
Capela do Senhor dos Milagres e Jardim "Sarah Beirão"
Tábua
Remodelação e Ampliação da Escola do 1º ciclo EB e JI Santa Maria
Remodelação e Ampliação da Escola do 1º ciclo EB e JI Santa Maria
Vila Nova de Poiares
FBA.