Iniciar
O Pinhal Interior Sul, região do centro do país em que se situa o Centro Geodésico de Portugal Continental, na Serra da Melriça, congrega quatro concelhos – Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei – que partilham entre si uma identidade assente na genuinidade do rural, na riqueza paisagística, nas "jóias" distintivas da região – vento, sol e água – e na importância da natureza enquanto vetor de desenvolvimento e de valorização territorial, como é o caso da floresta do pinheiro.

Trilhando os caminhos mais recônditos do Pinhal, emoldurados por uma beleza paisagística exuberante refrescada por ondulantes cursos de água que percorrem a região, surgem singulares aldeias reconhecidas pelo seu interesse histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico. O grande potencial turístico desta região revela valências ao nível da paisagem e do património natural, do património edificado e cultural, na graça das aldeias e vilas semeadas no seu território, com
destaque para as "Aldeias do Xisto" dispersas pelo Pinhal Interior, dos antigos moinhos de água, dos percursos pedestres, das praias fluviais, da riqueza etnográfica, da gastronomia e do artesanato, entre outros.

Terras de gastronomia gulosa, cujas receitas enriquecem as mesas de apreciadores da arte culinárias, desde o cabrito estonado, o queijo e a aguardente de medronho de Oleiros, a cereja, o cabrito assado e os enchidos de Proença-a-Nova, a sopa de peixe, os maranhos ou bucho recheado da Sertã, além de doces típicos como o arroz doce e as broas de mel de Vila de Rei.

A região do Pinhal Interior Sul está atualmente dotada de boas acessibilidades aos principais eixos rodoviários do país, encontrando-se a uma hora de Coimbra e de Pombal e a cerca de meia hora de Castelo Branco, de Abrantes e de Tomar. O seu território é atravessado pelas estradas nacionais N2 e N238 e pelo IC8 que possibilita rápidas e seguras ligações às autoestradas A23, A13 e A17.
Próxima secção
Mapa
Próxima secção
Locais a visitar Primeiro dia
Próxima secção
1
Centro de Ciência Viva da Floresta
Esconder
Mostrar
Tocar, sentir os cheiros e os materiais da floresta, aprender experimentando e participando nas atividades propostas: no Centro Ciência Viva da Floresta há desafios para todas as idades, que dão a conhecer a floresta como fonte de bem-estar, fonte de vida e fonte de riqueza – os três temas em torno dos quais está estruturada a exposição.
É disponibilizado um programa de experiências para escolas e o menu de Ciência à la Carte, pensado para famílias ou pequenos grupos. O centro contempla um programa de experiências interativas, contando com o apoio de uma mediateca, de um auditório, de um laboratório, de uma "experimenteca" e de diversos espaços expositivos quer no interior quer no exterior.
Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, Moitas, 6150-345 Proença-a-Nova
Coordenadas GPS: 39°44'01.08"N 07°52'34.83"W

HORÁRIO
verão (1 de abril a 31 de outubro): terça a sexta: 10h – 18h
sábados, domingos e feriados: 11h – 19h
inverno (1 de novembro a 31 de março): terça a domingo (incluindo feriados): 10h – 18h
Próxima secção
2
Parque Urbano Comendador João Martins
Esconder
Mostrar
Com uma área total de 20 mil metros quadrados, o parque urbano Comendador João Martins apoiou-se na omnipresença da linha de água, o Ribeiro de S. Margarida, cujo leito foi desobstruído e cuja zona envolvente foi requalificada, sendo criada uma
pequena albufeira, no centro da qual um palco desafia para espetáculos ao ar livre. Circuitos pedonais e zonas de estadia convidam a usufruir do espaço, dinamizado por serviços como o posto de turismo, cafetaria, galeria municipal com exposições, espaço Internet e parque infantil.
6150-523 Proença-a-Nova
Coordenadas GPS: 39°45'06.87"N 07°55'28.76"W
Próxima secção
3
Aldeia do Xisto da Figueira
Esconder
Mostrar
Com apenas três dezenas de moradores, a Aldeia do Xisto de Figueira, no concelho de Proença-a-Nova, é o destino ideal para quem gosta da vida comunitária e de escavar tradições de outros tempos. A disposição das ruas – uma longitudinal e várias transversais – formava um conjunto de entradas,
que durante a noite eram fechadas com cancelas, de modo a que a população e os animais domésticos ficassem protegidos do ataque dos lobos. Na loja da aldeia e na Casa Ti Augusta encontra sabores tradicionais em pratos inovadores.
Aldeia do Xisto de Figueira
6150-718 Sobreira Formosa
Coordenadas GPS: 39°45'02.71"N 07°51'05.47"W
Próxima secção
4
Parque Desportivo e de Lazer de Oleiros
Esconder
Mostrar
O parque desportivo e de lazer na vila de Oleiros, construído junto às piscinas municipais, constitui uma estrutura de referência para esta região.
É composto por um campo de ténis, um campo de futebol de cinco em relva sintética e por um circuito de manutenção devidamente equipado para o desenvolvimento de exercícios físicos.
6160-Oleiros
Coordenadas GPS: 39°55'23.47"N 07°54'30.57"W

HORÁRIO
inverno: segunda a sábado: 9h – 13h | 15h às 21h
domingo, com marcação prévia
verão: terça a domingo: 9h – 20h,
segunda, com marcação prévia
Próxima secção
5
Sede da Filarmónica Oleirense
Esconder
Mostrar
O edifício da sede da Filarmónica Oleirense, uma coletividade centenária de grande importância sociocultural para a região, resultou da requalificação de uma antiga edificação em ruínas, mantendo a sua traça numa adequada inserção urbana e paisagística. Agrupa diferentes áreas funcionais, garantindo a coexistência de uma série
de atividades, afetas não só à coletividade em causa, mas potenciando o desenvolvimento de outras atividades de índole sociocultural que possibilitam a sustentabilidade do projeto. O espaço museológico ali instalado congrega todo o espólio desta coletividade centenária, sendo um importante retrato da história musical desta região.
Rua de São José nº 6
6160-416 Oleiros
Coordenadas GPS: 39°55'08.83"N 07°54'50.76"W

HORÁRIO
segunda a quinta: 13h – 14h | sexta-feira: 15h – 21h
Próxima secção
6
Zona dos Paços do Concelho de Oleiros
Esconder
Mostrar
A zona envolvente dos Paços do Concelho de Oleiros, outrora muito despida em termos de materialidade, foi contemplada com a criação de espaços de estar que, para além da introdução de material urbano e de novos canteiros com arbustos, relva e flores,
tiveram ainda em conta a intervenção de sombras de árvores e de um espelho de água que se apoia no enquadramento do edificado. Desta forma, valorizou-se um espaço de primordial importância e criou-se uma zona verde aprazível e em harmonia com este importante edifício público.
Praça do Município
6160-409 Oleiros
Coordenadas GPS: 39°55'03.99"N 07°54'50.67"W
Próxima secção
6
Zona Envolvente à Estalagem de Santa Margarida
Esconder
Mostrar
A zona envolvente à Estalagem de S. Margarida, na Vila de Oleiros, valoriza um espaço estratégico contíguo à margem da ribeira, criando uma zona verde aprazível na envolvente desta importante unidade hoteleira. Possui um edifício destinado a bar/cafetaria e balneários de apoio às piscinas.
As obras recentes que aqui se realizaram pretenderam estabelecer o início de um corredor ecológico ao longo da margem da ribeira, proporcionando uma vertente pedagógica e informativa das espécies ripículas do património natural desta região.
Torna
6160-498 Oleiros
Coordenadas GPS: 39°54'54.79"N 07°54'39.12"W
Próxima secção
Segundo dia
Próxima secção
9
Aldeia do Xisto de Álvaro
Esconder
Mostrar
A aldeia de Álvaro estende-se calma e serpenteante ao longo do viso de uma encosta sobranceira ao Rio Zêzere, acomodada na albufeira do Cabril. Avistada do alto da magistral paisagem que a circunda, parece uma alva muralha que guarda a passagem do rio. O seu rico património religioso atesta que esta foi uma povoação importante para as ordens religiosas.
Uma ou outra casa tem a cruz da Ordem de Malta
que testemunha a sua posse. Os seus habitantes afáveis e acolhedores mantêm uma vida quotidiana organizada com base em hábitos e ritmos tradicionais, a relação entre cultura e natureza é ancestral e indissociável. Os recursos naturais, que ligam natureza, paisagem e vida, são potencialmente fortes. A paisagem natural é marcada pela floresta, pela montanha e pela água.
Aldeia do Xisto de Álvaro
6160-011 Álvaro
Coordenadas GPS: 39°58'28.35"N 07°57'49.87"W
Próxima secção
10
Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno
Esconder
Mostrar
Antiga sede de concelho, Pedrógão Pequeno foi doada por D. Afonso II, em 1212, à Ordem Militar do Hospital. Em terras do xisto há um pedrógão – afloramento de granito que deu pedra para cantarias de portas e janelas, embora o xisto seja o material de construção predominante. Do seu património destacam-se a Igreja Matriz e a Ponte Filipina sobre o Zêzere.
Entre uma paisagem agreste, rasgada pelo desfiladeiro profundo do Zêzere, descobrimos a vista do alto do Monte da Senhora da Confiança e a velha estrada que, sobre uma antiga ponte Filipina, nos leva ao outro lado do rio. Quando a banda filarmónica ali vem tocar, as ruas enchem-se e vem à memória a década de 50, quando chegaram à aldeia os trabalhadores que construíram a Barragem do Cabril ali mesmo ao lado.
Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno
6100-551 Pedrógão Pequeno
Coordenadas GPS: 39°54'06.38N 08°07'49.55"W
Próxima secção
11
Ribeira da Sertã
Esconder
Mostrar
A beneficiação da margem esquerda da Ribeira da Sertã, ocupando um espaço de localização privilegiada e com ligação por uma imponente ponte pedonal de madeira à Alameda da Carvalha, pretendeu fundamentalmente criar um ambiente visual agradável que potencie o bem-estar e conforto humano para quem aceda ou esteja na área
de intervenção, ou tenha acesso visual para o mesmo. Ao nível funcional, procedeu-se à criação de um contínuo natural capaz de garantir o processamento das funções biológicas e ecológicas da paisagem e criaram-se também espaços de desporto e lazer que complementam essa funcionalidade.
Alameda da Carvalha
6100-730 Sertã
Coordenadas GPS: 39°48'03.05"N 08°05'49.30"W
Próxima secção
12
Centro Desportivo e de Lazer de Vila de Rei
Esconder
Mostrar
Promover o desporto e o bem-estar foi um dos principais objetivos da requalificação urbana de Vila de Rei. Neste novo espaço oferece-se aos visitantes bons momentos de lazer e a possibilidade da prática
desportiva em espaços polidesportivos, piscinas (coberta e descoberta), parque infantil e gerontológico, campo de futebol relvado e ainda um parque de skate para os amantes dos desportos radicais.
6110-177 Vila de Rei
Coordenadas GPS: 39°40'46.65"N 08°08'38.16"W
Próxima secção
13
Mercado Municipal de Vila de Rei
Esconder
Mostrar
O mercado municipal de Vila de Rei sofreu, em 2009, obras de requalificação e ampliação. Tendo como principais objetivos a revitalização das atividades instaladas no edifício e a rentabilização da oferta e da qualidade dos serviços prestados
ao público, bem como a revitalização da dinâmica urbana. Localizado no centro histórico da vila a beneficiação do Mercado Municipal cumpre o objetivo de dinamizar a atividade económica de Vila de Rei promovendo a preservação do pequeno comércio.
6110-183 Vila de Rei
Coordenadas GPS: 39°40'31.03"N 08°08'48.35"W

HORÁRIO
terça e quarta : 8h – 14h, quinta: 8h – 18h,
sexta a domingo das 8h – 14h, Encerra à segunda
Próxima secção
14
Biblioteca Municipal José Cardoso Pires
Esconder
Mostrar
Inaugurada em 2008, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires é uma instituição multifacetada que pretende dar cumprimento aos objetivos do Manifesto da Unesco para as Bibliotecas Públicas, nomeadamente: a disponibilização de novos
suportes, o empréstimo domiciliário e o acesso a novas tecnologias de informação. É também um repositório da memória histórica do concelho em particular, e da Beira Baixa em geral, tendo à sua guarda uma diversidade de documentação que deu entrada pelas mais diversas vias.
6110 Vila de Rei
Web: www.cm-viladerei.pt
Coordenadas GPS: 39°40'23.33"N 08°08'41.11"W

HORÁRIO
segunda a sexta: 10h – 18h30 | sábados: 15h – 18h
Encerra aos domingos e feriados
Próxima secção
15
Aldeia do Xisto de Água Formosa
Esconder
Mostrar
Água Formosa é uma localidade típica integrada no Programa das Aldeias do Xisto, que é o material base de construção da grande maioria das suas casas. A 10 km do Centro Geodésico de Portugal, numa encosta soalheira, encontramos uma aldeia cujo nome deriva de ali existir uma fonte de água formosa. Ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha
espalhados pela Aldeia, mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza. É uma aldeia que vive de esperança. Tem poucos habitantes residentes, mas a estes têm vindo a juntar-se muitos mais que ali buscam um local ideal para revigorar o corpo e serenar a mente.
Aldeia do Xisto de Água Formosa
6110-101 Vila de Rei
Coordenadas GPS: 39°38'01.22"N 08°06'03.94"W
Próxima secção
Outros Projectos Mais Centro
Na sub-região do Pinhal Interior Sul, o Programa Mais Centro apoiou, até ao momento (fevereiro de 2013), 46 projetos, que correspondem a um investimento total de cerca de 30 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária de cerca de 17 milhões de euros. A maioria dos projetos (12) dizem respeito a incentivos a micro e pequenas empresas. Os projetos de energia (8), de requalificação da rede escolar (4) e de acções de valorização e qualificação ambiental (4) foram outras das principais apostas de investimento do Pinhal Interior Sul.
Renaturalização da Ribeiro de Santa Margarida – Proença-a-Nova
Renaturalização da Ribeiro de Santa Margarida
Proença-a-Nova
Centro Educativo EB1 e JI de Proença-a-Nova – Proença-a-Nova
Centro Educativo EB1 e JI de Proença-a-Nova
Proença-a-Nova
Requalificação de Ruas na Sede do Concelho – Proença-a-Nova
Requalificação de Ruas na Sede do Concelho
Proença-a-Nova
Rede de Saneamento de Atalaia – Proença-a-Nova
Rede de Saneamento de Atalaia
Proença-a-Nova
Rede de Saneamento de Pedra do Altar – Proença-a-Nova
Rede de Saneamento de Pedra do Altar
Proença-a-Nova
Variante Sul – Proença-a-Nova
Variante Sul
Proença-a-Nova
Jardim-de-infância de Oleiros – Oleiros
Jardim-de-infância de Oleiros
Oleiros
Centro Escolar EB1 e JI de Cernache do Bonjardim – Sertã
Centro Escolar EB1 e JI de Cernache do Bonjardim
Sertã
Lar António Ferreira Alberto – S. Casa da Misericórdia – Sertã
Lar António Ferreira Alberto – S. Casa da Misericórdia
Sertã
Lar Nossa Senhora do Carmo – S. Casa da Misericórdia – Sertã
Lar Nossa Senhora do Carmo – S. Casa da Misericórdia
Sertã
Centro Escolar de Vila de Rei – Vila de Rei
Centro Escolar de Vila de Rei
Vila de Rei
Beneficiação dos Acessos às Sedes de Freguesia do Concelho - Vila de Rei
Beneficiação dos Acessos às Sedes de Freguesia do Concelho
Vila de Rei
Requalificação Urbana de Vila de Rei, 3ª fase – Acessibilidades – Vila de Rei
Requalificação Urbana de Vila de Rei, 3ª fase – Acessibilidades
Vila de Rei
FBA.